quinta-feira, 24 de maio de 2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE PALMAS
CURSO DE PEDAGOGIA






LUANA GOMES DA SILVA SANTOS





PINTURA COM MATERIAIS REAPROVEITADOS E VEGETAIS





PALMAS-TO
2012



  


               Projeto de Aula para aplicação na turma de 5º (quinto) ano,   na Escola Municipal Meninos de Deus do município de Criancinhas Lindas/CÉU.

Orientador: Prof. Humberto Assani
                                   



 
1. INTRODUÇÃO

A atividade aqui proposta será realizada com alunos do 5º (quinto) ano da escola municipal Meninos de Deus. É uma atividade da de Artes com a seguinte descrição. Realizar pinturas com tema livre, a partir da confecção de um pincel orgânico. Será apresentada aos alunos a sugestão de recolher materiais na natureza, de forma livre, desde que, seja ecologicamente correta. Tais como: pequenos gravetos, folhas de plantas, palhas, papéis reciclados, grama e outros compatíveis para a criação de um pincel.

A tinta a ser utilizada será produzida com materiais não típicos de pintura, e sim com: colorau, corrente para bolo, plantas e outras.

  
1.1 TEMA
Desenvolvendo a abstração por meio da própria arte.  

1.6 OBJETIVOS GERAIS

Levar os alunos a participar de forma efetiva de uma atividade lúdica, com possibilidade de produção de novos conhecimentos sobre si, através de uma reflexão e formulação da capacidade de desenvolver um desenho de sua autoria com materiais que eles buscarão  produzirão.

1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a reflexão sobre sua capacidade de criação e conhecimento de pequenas técnicas de produzir materiais/objetos artesanais e recicláveis com materiais de fácil acesso.


A atividade é importante porque possibilitará aos alunos e educador a produção de novos conhecimentos sendo: Interpessoais os alunos/educador; Interagiram sobre os novos objetos que serão buscados, alterados e reutilizados; A Socialização – formação de grupos, exposição do material e comentários sobre os trabalhos produzidos; e a aprendizagem de técnicas que poderão ser utilizadas em outras disciplinas e atividades dentro e forra da escola.


5. CRONOGRAMA DAS  ATIVIDADES

Especificação das Atividades
4 Horas de Aula
Horário
40min
40min
1h
1h
40h
Explicação minuciosa do modo como a atividade será realizada e repasse de informações quanto ao material a ser utilizado.
X

Coleta dos materiais para utilização na atividade e distribuição dos mesmos.
X

Produção dos utensílios necessários para a produção da pintura: pincel, recorte das telas, mistura das cores e inicio da produção das pinturas.
X

Demonstração dos desenhos produzidos e momento de comentários dos quanto á inspiração e aprendizagem de cada um.
X

Explicação quanto ao resultado da atividade, verificação do cumprimento dos objetivos e conclusão.
X

5. DEVERES DE CASA

1.       Pesquisar na internet, livros e revistas atividades ou produtos que foram produzidos com matérias recicláveis.
2.       Pensar e Escrever uma atividade possível de realização
3.       Buscar e Relacionar produtos/utensílios que possam ser utilizado nesta atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário